Como escolher o melhor seguro de saúde para toda a família

A preocupação com a saúde, a necessidade de prevenção, a independência em relação ao Serviço Nacional de Saúde e o acesso a assistência médica imediata num momento de urgência são apenas algumas das razões que o podem levar a contratar um seguro de saúde para si e para a sua família. Mas, em tempos de incerteza como aquele em que vivemos, como ter a certeza de que escolhemos o melhor seguro de saúde para aqueles de quem mais gostamos?

Como escolher o melhor seguro de saúde para toda a família: fatores a ter em consideração

Antes de mais, importa saber que um seguro de saúde é, digamos assim, permite englobar vários elementos da mesma família (pais, filhos, avós, netos) sob uma mesma apólice. Isto é, em termos práticos, haverá uma só apólice, uma única seguradora e uma só conta para pagar, ainda que todos estejam seguros, com o mesmo tipo de suporte em caso de doença.

Na escolha de um seguro de saúde deve certificar-se, contudo, dos limites estabelecidos pela seguradora em causa, não só em relação ao número de familiares que podem ser englobados, mas também em relação a outros fatores, como, por exemplo, a idade limite de permanência.

Personalizar o seguro às necessidades da família

Outra das questões que deve considerar antes de escolher um seguro de saúde para a família é a especificidade das pessoas seguras. Isto é, tente personalizar o seguro de saúde tendo em consideração as necessidades individuais de cada membro da sua família.

Por exemplo, se um dos seus filhos usar óculos, tente escolher uma opção em que seja mais beneficiado pelas comparticipações para consultas de oftalmologia ou com cobertura no valor das lentes. Depois de fazer uma avaliação global de todas estas especificidades, deve focar-se numa opção que, na medida do possível, cubra todas as necessidades pelo preço máximo que está disposto a pagar, certificando-se sempre que não está a pagar por coberturas das quais não precisa.

Será que um seguro de saúde mais barato é sinónimo de uma boa escolha?

E como quem escolhe um seguro de saúde também tem de olhar para o orçamento disponível, tenha em mente que nem sempre o prémio mais barato é sinónimo de um bom seguro. No decorrer da sua pesquisa, aconselhamos que compare a diferença monetária entre o seguro mais barato que encontrar e o seguro que lhe garante as coberturas de que verdadeiramente precisa. Por vezes, esta diferença é tão insignificante que não vale as dores de cabeça que poderá eventualmente ter com exclusões e limites de plafond em determinadas coberturas.

Seguro de saúde ou plano de saúde familiar?

Ainda sobre o preço que está disposto a pagar, talvez importe perceber a diferença entre seguro de saúde e um plano de saúde.

A solução mais indicada para si e para a sua família dependerá, mais uma vez, das reais necessidades do seu agregado familiar. Vamos supor que procura uma solução de proteção na saúde que lhe permita apenas aceder a consultas e a alguns cuidados de saúde a um preço relativamente controlado. Neste caso, talvez o plano de saúde seja o que procura. Isto porque o plano de saúde permite o acesso a consultas médicas no seio de uma rede de prestadores convencionada por determinada seguradora, também a preços convencionados. Outra das vantagens que um plano de saúde traz consigo é o facto de ser a melhor opção para clientes que nunca tenham subscrito um seguro de saúde e, também, o facto de a idade não ser impedimento, uma vez que permite segurados com mais de 65 anos de idade.

Agora, se pretende cuidados mais abrangentes, nomeadamente hospitalização, ambulatório, acesso a determinado tipo de tratamento, assistência em caso de doenças graves, não esquecendo a possibilidade de ser indemnizado no caso de ocorrer qualquer episódio relacionado com a sua saúde, talvez o seguro de saúde seja de facto a melhor opção.

Para terminar este assunto, apenas referir que, no que respeita ao pagamento do prémio do seguro, pode fazê-lo através de três sistemas diferentes:

1. Através de uma rede convencionada, em que a seguradora tem uma rede de cuidados médicos que pode ser utilizada pelas pessoas seguras, mediante o pagamento de um prémio mensal, trimestral, semestral ou anual;

2. De um reembolso, em que as pessoas seguras pagam as despesas feitas em hospitais, clínicas e laboratórios seja dentro ou fora da rede, sendo comparticipados, posteriormente, pela seguradora;

3. Através de um sistema misto, que combina as duas modalidades acima referidas.

Vantagens de ter um seguro de saúde para a família

  • É mais barato: a regra serve para quase todas as seguradoras, quanto mais elementos da família acrescentar à sua apólice, menor será o preço a pagar por cada um. Por exemplo, os Seguros de Saúde Multicare CTT oferecem um desconto de família até 20% sobre o prémio comercial.

  • Menos burocracia: ter uma única apólice e uma só conta para pagar será com certeza melhor do que ter um sem número de seguros individuais para gerir.
  • Coberturas alargadas: um seguro de saúde familiar alarga as coberturas ao estrangeiro, garantindo-lhe suporte e apoio em hospitais privados num eventual momento de aflição.

Se optar por contratar um Seguro de Saúde Multicare CTT, poderá ainda beneficiar das seguintes condições:

  • Acesso à Rede Multicare, uma das maiores redes de prestadores de saúde do país;
  • Cobertura de Medicina Online, com consultas e aconselhamento médico por telefone 24h/7 dias por semana e vídeo-consulta em dias úteis entre as 9h e as 21h;
  • Serviço de entrega de medicamentos onde estiver, de forma totalmente gratuita (1)
  • Cobertura de Oncologia com capital de 1.000.000€ no Multicare CTT Proteção Vital, sem copagamentos ou franquias, em caso de doença oncológica
  • Capital de internamento hospitalar até 500.000€;
  • Sem idade limite de permanência (O Multicare CTT 3 e o Multicare CTT Proteção Vital têm idade limite de subscrição de 65 anos);
  • Check-up gratuito e periódico;
  • Reembolso das taxas moderadoras sempre que for contratado capital de Ambulatório;
  • Acesso a uma rede de parcerias com vantagens na aquisição de produtos e serviços complementares ao seguro de saúde (termas, health clubs, clínicas de beleza, entre outros);
  • E, como referido, o desconto de família até 20% sobre o prémio comercial.

Se precisar de esclarecer alguma questão sobre os Seguros de Saúde Multicare CTT, fale connosco.

(1) O serviço de Entrega de Medicamentos está disponível 24h por dia, 365 dias por ano.