Decorridos menos de 3 anos desde a abertura ao público, 2018 constituiu apenas
o segundo ano completo de atividade do Banco CTT e fica marcado por um
crescimento sustentável do seu negócio e por novidades importantes ao
nível da estrutura corporativa.
No negócio de retalho de particulares, continuamos a comprovar, todos os dias, a
atratividade da proposta de valor do Banco, mantendo o foco no segmento de
retalho de particulares com uma oferta acessível, simples, mas completa.
O ritmo de captação de contas e recursos muito significativo permitiu que o Banco
completasse o ano com cerca de 348 mil contas e 884 milhões de euros de depósitos
dos quais cerca de 75% à ordem. Do lado do crédito, destaca-se o crédito habitação,
com o primeiro ano completo de atividade e tendo atingido 238 milhões de euros de
carteira no final do ano. O Banco CTT é agora um player relevante e considerado no
mercado nacional, apresentando uma oferta competitiva e processos ágeis, assentes
em workflows de última geração. Esta aposta teve o seu corolário recente, com o
reconhecimento obtido através do Prémio Cinco Estrelas, ao qual se junta o feedback
muito positivo dos nossos clientes.
2018 fica ainda marcado pelo lançamento do PPR Poupança Banco CTT. Desenhado com base nos
princípios de simplicidade e transparência, subjacentes a todas as decisões de
negócio do Banco CTT, o sucesso verificado desde a primeira hora na colocação
deste novo produto comprova a vocação da rede e marca CTT para a captação de
recursos das famílias portuguesas.
Ao nível da estrutura corporativa, o primeiro destaque vai para a integração
Payshop, como subsidiária do Banco CTT, a partir de janeiro 2018.
O negócio de pagamentos tem uma tradição histórica no Grupo CTT, alavancando as
vantagens competitivas de capilaridade de rede e de proximidade junto das populações.
Integrada no Banco CTT, a Payshop escreverá agora um novo capítulo da sua história,
mantendo a força da sua rede, com mais de 4.500 agentes, mas reposicionando-se
para a nova era dos “pagamentos digitais”.
Também ao nível corporativo, destacamos ainda a celebração do acordo para a
aquisição da empresa 321 Crédito (transação ainda sujeita às autorizações
regulamentares aplicáveis). A 321 Crédito é uma instituição de crédito ao consumo,
especializada em financiamento de automóveis usados, operando através de uma
rede de mais de 1.300 pontos de venda parceiros. Para além de ser um ativo distintivo,
com uma quota superior a 10% num mercado de rentabilidade elevada, a empresa
poderá agora aproveitar a capacidade de geração de funding do Banco CTT. Esta sinergia
de funding, combinada com a agenda de renovação tecnológica já em implementação pela
equipa de gestão da 321 Crédito, dá-nos uma perspetiva muito otimista para este ativo.
O plano estratégico atualizado do Banco CTT preconiza então a entrada numa nova fase,
mantendo a matriz estratégica de banco de retalho de particulares, mas evoluindo para
uma presença cada vez mais digital e diversificando fontes de receita, concretizando
o Grupo Banco CTT em torno de 3 pilares:
• O negócio de banca de retalho, que consolidará a sua atividade num contexto de
gestão ativa de portfólio e de risco, potenciando a receita com base em
cross-selling, nomeadamente através dos produtos de poupança fora de balanço;
• O negócio de crédito especializado, que permitirá a entrada em segmento de
elevado retorno, com uma carteira de crédito em crescimento, potenciando o
valor económico do Banco CTT enquanto Banco de retalho com elevada capacidade
de captação de recursos (sinergia de funding);
• O negócio de pagamentos, com a incorporação da Payshop, uma empresa rentável
e com presença e notoriedade únicas no mercado de pagamentos nacional, visando o
seu reposicionamento para tirar partido de um sector em grande transformação digital.
2018 foi um grande ano para o Banco CTT.
Concluo, em nome da Comissão Executiva e em meu nome pessoal, reconhecendo a qualidade
do trabalho e a dedicação de todos os que têm participado neste projeto de inovação,
desde os colaboradores dos serviços centrais do Banco CTT, aos colaboradores da Rede
de Lojas e do restante universo CTT.
Juntos, renovaremos, todos os dias, o compromisso de dedicação, proximidade e
transparência com os nossos clientes.