Banco CTT - Relatório e Contas 2020 Menu
Banco CTT - Relatório e Contas 2020 close

Banco CTT - Relatório & Contas 2020 Banco CTT - Annual Report 2020

4

4 anos a elevar
os nossos valores.
4 years raising
our values

4 anos é mais que um número, é um espaço de tempo percorrido com transparência e inovação, um caminho feito de valores e traçado com simplicidade. E são estes valores que dão dimensão aos nossos resultados. Números que contam a história da entrega e do compromisso diário com que nos elevamos às exigências dos nossos clientes, parceiros e acionistas que depositam em nós o seu maior valor. A confiança. 4 years is more than a milestone. It is a period of time grounded in transparency and innovation. A consistent path designed with simplicity and based on core values. These are the beliefs that give expression to our results. Numbers that define our story of delivery and daily commitment, raising to the expectations of our clients, partners, and shareholders, who place in Banco CTT their greatest value: Trust

João Moreira Rato

Presidente do Conselho de Administração Chairman of the Board of Directors

João Moreira Rato
"Estes feitos foram
atingidos em circunstâncias
difíceis e inesperadas."
"These accomplishments were
achieved under difficult and
unexpected circumstances."

No dia 13 de setembro de 2019 foi empossado o Conselho de Administração do Banco CTT a que tenho a honra de presidir. Nestes quinze meses temos testemunhado um aprofundamento do relacionamento entre os seus membros e um aumento da eficácia no seu modo de funcionamento.

Este Conselho de Administração que se distingue pela sua independência, é um Conselho atento e tem abordado a sua função com um espírito crítico, mas sempre construtivo.

Temos vindo a acompanhar a execução do plano estratégico aprovado para o triénio 2020-22 e congratulamo-nos com o facto de o Banco ter atingido o breakeven em 2020. A integração da 321 Crédito no seio do Banco CTT também mereceu, tal como no ano anterior, uma especial atenção deste Conselho. 2020 foi o primeiro ano completo desta integração que vai seguindo o seu caminho com muito sucesso. No ano que passou, o Banco continuou a acumular clientes a bom ritmo tendo encerrado 2020 com cerca de 560.000 contas, mais 60.000 do que no ano anterior. Os recursos de clientes esses aumentaram em mais de 30%.

Estes feitos foram atingidos em circunstâncias difíceis e inesperadas. A disseminação a partir de janeiro do vírus Covid-19 para fora da China, com o primeiro caso confirmado na Tailândia, tendo sido elevado ao grau de pandemia pela OMS a 11 de março, provocou uma interrupção sem precedentes de boa parte da atividade económica Portuguesa. Foi em março que as autoridades declararam o primeiro confinamento obrigatório em Portugal.

Neste contexto, o Conselho de Administração foi acompanhando de perto o estabelecimento e a subsequente acumulação das moratórias de crédito públicas e privadas, estas últimas abrangendo em particular o crédito automóvel. A avaliação do risco de crédito, dentro e fora das moratórias, mereceu por isso uma atenção redobrada por parte do Conselho.

O Conselho de Administração acompanhou igualmente a transição para uma situação em que boa parte das atividades do Banco passaram a ser conduzidas de forma remota. Aproveitamos por isso para agradecer o esforço da Comissão Executiva e, de todas as equipas do Banco, de forma a adaptarem o Banco às novas circunstâncias, para que continuasse a servir os seus clientes, mantendo sempre presente a preocupação com a segurança dos seus colaboradores.

Em 2020, também se alterou a composição da Comissão Executiva com a nomeação de um Chief Risk Officer, assumindo os pelouros das Direções de Risco, de Compliance e Proteção de Dados. Esta nomeação dotou o Banco CTT de uma liderança forte em áreas cruciais, designando para tal um profissional muito competente e experimentado, o Dr. Luís Paúl. Também na Direção de Compliance se deu uma alteração de liderança que o Conselho acompanhou com atenção.

O Conselho de Administração continuou a seguir com o devido cuidado a implementação do sistema de controlo de riscos do Banco CTT e das políticas internas do Banco.

O Conselho de Administração entra nesta nova fase, em que o banco passa a fronteira do breakeven, com total empenho, sublinhando a plena confiança na capacidade de execução da Comissão Executiva, assim como na de todos os colaboradores do Grupo Banco CTT, em continuar a potenciar o crescimento do banco seja atraindo novos clientes, lançando novos produtos ou desenvolvendo novas áreas de negócio no contexto de objetivos estratégicos bem definidos.

On 13 September 2019, the Board of Directors of Banco CTT, which I have the honour of chairing, was sworn in. In these fifteen months we have witnessed a deepening of the relationship between its members and an increase in efficiency in the way it operates.

This Board of Directors, which is distinguished by its independence, is a vigilant Board and has approached its role with a critical but always constructive spirit.

We have been monitoring the implementation of the strategic plan approved for the three-year period 2020-22 and we welcome the fact that the Bank has reached break even in 2020. The integration of 321 Crédito within Banco CTT also merited, as in the previous year, special attention from this Board. The year 2020 was the first full year of this integration, which is pursuing its path with great success. Last year, the Bank continued to accumulate customers at a good pace, having closed 2020 with around 560,000 accounts, 60,000 more than the previous year. Deposits from customer increased by more than 30%.

These accomplishments were achieved under difficult and unexpected circumstances. The spread since January of the Covid-19 virus outside China, with the first confirmed case in Thailand, having been elevated to pandemic status by the WHO on 11 March, caused an unprecedented interruption of much of Portuguese economic activity. It was in March that the authorities declared the first compulsory confinement in Portugal.

In this context, the Board of Directors closely monitored the establishment and subsequent accumulation of public and private credit moratoria, the latter covering motor vehicle credit in particular. Credit risk assessment, both in and out of moratoria, has therefore received increased attention from the Board.

The Board of Directors has also monitored the transition to a situation where a large part of the Bank's activities are now conducted remotely. We would therefore like to take this opportunity to thank the Executive Committee and all the Bank's teams for their efforts in adapting the Bank to the new circumstances so that it can continue to serve its customers, while always maintaining a concern for the safety of its employees.

In 2020, the composition of the Executive Committee was also altered with the appointment of a Chief Risk Officer, taking over the purviews of the Risk, Compliance and Data Protection Departments. The appointment of Mr. Luís Paúl, a very competent and experienced professional, endowed Banco CTT with a strong leadership in these crucial areas. There was also a change of leadership in the Compliance Department, which the Board has followed closely.

The Board of Directors continued to follow with due care the implementation of Banco CTT's risk control system and the Bank's internal policies.

The Board of Directors enters this new phase, in which the bank crosses the break even threshold, fully committed, underlining its full confidence in the Executive Committee's execution capacity, as well as in that of all Banco CTT Group employees, in continuing to boost the bank's growth, whether by attracting new clients, launching new products or developing new business areas in the context of well-defined strategic objectives.

Luis Pereira Coutinho

Presidente da Comissão Executiva Chairman of the Executive Committee

Luis Pereira Coutinho
"O primeiro ano
completo de breakeven
no resultado líquido."
"The first full year
of break even
in net income."

Um ano sem precedentes

2020 foi um ano sem precedentes nas nossas vidas. A pandemia global trouxe alterações fundamentais no funcionamento das instituições e no quotidiano das populações.

É neste contexto que nos orgulhamos do papel desempenhado pelo Banco CTT, organizando-se perante as circunstâncias, permanecendo sempre disponível para os clientes, disponibilizando a todo o momento canais de serviço, presenciais e remotos, mesmo nos picos mais austeros da crise sanitária.

A este compromisso, e antes de completarmos 5 anos de vida, acrescentamos ainda um marco histórico alcançado em 2020: o primeiro ano completo de breakeven no resultado líquido.

O Banco CTT entra assim numa nova era. Somos agora um motor de criação de valor para o grupo CTT e para o ecossistema em que nos inserimos.

Resultados sustentados em todas as áreas de negócio

O Banco CTT organiza o seu modelo de negócio em 3 áreas: (i) a banca de retalho, (ii) o crédito especializado, com a marca 321 Crédito e (iii) os pagamentos, com a marca Payshop.

Todas as áreas de negócio evoluíram de forma sustentada em 2020.

Na banca de retalho focámo-nos em aprofundar as relações estabelecidas, aumentando a penetração de produtos de crédito e de poupança, procurando ser, cada vez mais, o “banco principal” dos nossos clientes.

Destacamos, com especial orgulho, a continuidade no topo das preferências dos clientes, com índices de recomendação a par das melhores práticas setoriais.

Acreditamos que esta dinâmica permitirá gerar valor adicional de uma base de clientes que continua em crescimento, mantendo a “proposta de valor” assente em produtos simples e pricing acessível.

Ainda no retalho, demos os primeiros passos no segmento de negócios, entrando nos produtos associados à gestão de tesouraria – factoring e seguros de caução – em parceria com instituições de referência no segmento. Acreditamos nesta nova plataforma e no seu valor sinérgico com os ativos já existentes.

No crédito especializado, a 321 Crédito atingiu uma quota de produção correspondente a 11% do mercado nacional, reforçando a presença num segmento que combina yields significativos, com custos de risco moderados.

Com nova plataforma tecnológica e com equipa comercial rejuvenescida, acreditamos que poderemos alargar, ainda mais, a nossa presença.

Nos pagamentos, a Payshop mostrou resiliência num contexto especialmente impactante no seu core business e na operacionalidade da sua rede, a qual apesar dos constrangimentos cresceu de acordo com os objetivos, tendo atingido os 5.000 agentes. Em 2020, mantivemos o compromisso com os nossos parceiros, reforçando comunicação e introduzindo pagamentos de novos serviços.

Solidez financeira e qualidade no crédito

O Banco CTT nasceu de um legado assente nos ativos CTT, nomeadamente marca e rede de lojas, mas com uma agilidade e transparência só possíveis para quem “começa do zero”.

Com políticas de crédito conservadoras e conhecimento profundo do cliente, acreditamos que estamos especialmente bem preparados para possíveis contextos adversos, decorrentes da pandemia.

Fiel aos seus princípios, o Banco CTT, nas diversas áreas de negócio, tem acompanhado a capacidade creditícia dos seus clientes, cumprindo integralmente com as regras das moratórias públicas. É deste modo que temos, no final de 2020, apenas 4% da carteira de crédito em moratória, valor cerca de 4 vezes inferior à média do sistema.

Ao cuidado no acompanhamento dos clientes, em particular daqueles que aderiram às moratórias de crédito, juntámos ainda uma adequada prudência na constituição de provisões, com uma cobertura ajustada aos créditos vencidos de cada segmento.

Um futuro muito para lá do breakeven

O futuro do Banco CTT centra-se na rentabilização do franchise criado.

No retalho, continuaremos a aprofundar as relações adquiridas, penetrando produtos adicionais e extraindo valor. Daremos importância acrescida aos produtos com necessidades de capital reduzidas, nomeadamente as poupanças off-balance e a colocação de seguros. Desta forma, queremos continuar a crescer a receita de forma substancial.

Ainda no retalho, aceleraremos no segmento consumer finance, com uma presença digital alargada, assente em processos simples e rápidos, para quem já é nosso cliente.

Na 321 Crédito, acreditamos igualmente que continuaremos a crescer a um ritmo superior ao do mercado. Agora assentes num core system de última geração, com workflows de crédito ágeis, mais próximos dos nossos parceiros.

Finalmente, na Payshop, estamos próximos de lançar um novo sistema transacional, que permitirá a transformação completa do negócio. Forneceremos um serviço integrado de pagamentos aos clientes institucionais, reforçaremos os serviços e meios pagamento disponíveis junto da nossa rede de agentes.

Em síntese, os próximos anos prometem um crescimento continuado, mas equilibrado, e uma capacidade renovada de fazer face a um contexto previsivelmente desafiador.

Concluo, com uma palavra muito especial, neste ano de pandemia, agradecendo o trabalho e a dedicação de todos os colaboradores do Grupo Banco CTT. Estendo ainda o meu agradecimento ao nosso acionista CTT, aos Órgãos Sociais, a todos os nossos parceiros, intermediários de crédito, agentes Payshop, parceiros 321 Crédito e restantes prestadores de serviços. Todos são Banco CTT.

Gostaria ainda de deixar uma palavra de apreço às Autoridades de Supervisão, em particular ao Banco de Portugal que tem acompanhado de forma muito próxima e rigorosa o desenvolvimento do Banco.

2020 foi um ano difícil e peculiar. O Banco CTT provou que é capaz.

A year without precedence

The year 2020 was a year without precedence in our lives. The global pandemic has brought fundamental changes to the functioning of institutions and to people's daily lives.

It is in this context that we are proud of the role played by Banco CTT, organising itself in the face of circumstances, always remaining available for customers, making service channels, in person and remote, available at all times, even during the most austere peaks of the health crisis.

To this commitment, and before completing 5 years of life, we also add a historic milestone achieved in 2020: the first full year of break even in net income.

Banco CTT thus enters a new era. We are now a driver of value creation for the CTT Group and for the ecosystem in which we operate.

Sustained results in all business areas

Banco CTT organises its business model in 3 areas: (i) retail banking, (ii) specialised credit, under the 321 Crédito brand and (iii) payments, under the Payshop brand.

All business areas evolved in a sustained manner in 2020.

In retail banking we focused on deepening the relationships established, increasing the penetration of credit and savings products, seeking to be, more and more, the "main bank" of our customers.

We are particularly proud to highlight the fact that we remain at the top of customer preferences, with recommendation rates on a par with the best practices in the sector.

We believe that this dynamic will allow us to generate additional value from a customer base that continues to grow, maintaining the "value proposition" based on simple products and accessible pricing.

Still in retail, we took our first steps in the business segment, entering products associated with treasury management - factoring and bond insurance - in partnership with benchmark institutions in the segment. We believe in this new platform and its synergistic value with existing assets.

In specialised credit, 321 Crédito achieved a production share corresponding to 11% of the domestic market, reinforcing its presence in a segment which combines significant yields with moderate risk costs.

With a new technological platform and a rejuvenated sales team, we believe we can further expand our presence.

In payments, Payshop showed resilience in a context with a significant impact on its core business and on the operation of its network, which despite the constraints grew in line with the objectives, having reached 5,000 agents. In 2020, we maintained our commitment to our partners, strengthening communication and introducing payments for new services.

Financial solidity and credit quality

Banco CTT was born from a legacy based on CTT's assets, namely its brand and retail network, but with an agility and transparency only possible for those "starting from scratch".

With conservative credit policies and in-depth customer knowledge, we believe we are especially well prepared for possible adverse contexts arising from the pandemic.

True to its principles, Banco CTT, in its various business areas, has monitored its customers' credit capacity, fully complying with the rules of public moratoria. This is how we have, at the end of 2020, only 4% of the loan portfolio in moratorium, a figure around 4 times lower than the average for the system.

In addition to the care taken in monitoring customers, particularly those who have adhered to moratoria on their loans, we have also used appropriate prudence in setting aside provisions, with coverage adjusted to the overdue loans in each segment.

A future far beyond break even

Banco CTT's future is focused on the profitability of the created franchise.

In retail, we will continue to deepen acquired relationships, penetrating additional products and extracting value. We will place increased importance on products with low capital requirements, notably off-balance sheet savings and insurance placement. In this way, we want to continue to grow revenue substantially.

Also in retail, we will accelerate in the consumer finance segment, with an expanded digital presence, based on simple and fast processes for those who are already our customers.

At 321 Crédito, we also believe that we will continue to grow at a faster pace than the market. Now based on a latest generation core system, with agile credit workflows, closer to our partners.

Finally, at Payshop, we are close to launching a new transactional system, which will enable the complete transformation of the business. We will provide an integrated payments service to institutional customers, reinforcing the services and means of payment available through our network of agents.

In summary, the coming years promise continued but balanced growth and a renewed capacity to cope with a predictably challenging context.

I conclude with a very special thanks, in this year of pandemic, to the work and dedication of all Banco CTT Group employees. I also extend my gratitude to our CTT shareholder, the Corporate Bodies, to all our partners, credit intermediaries, Payshop agents, 321 Crédito partners and all other service providers. You are all part of Banco CTT.

I would also like to leave a word of acknowledgement to the Supervision Authorities, in particular to Banco de Portugal which has overseen the Bank's development very closely and rigorously.

The year 2020 was a difficult and peculiar year. Banco CTT proved that it is capable.

Clientes Clients

INFORMAÇÃO
SOBRE
O GRUPO
BANCO CTT
INFORMATION
ON THE
BANCO CTT
GROUP

Com proximidade
e simplicidade elevámos
a confiança das pessoas
e da comunidade.
With proximity
and simplicity,
Banco CTT raised
its community trust.

212 Lojas
Banco CTT
Banco CTT
Branches
6.000 Novos
Clientes
(p/mês média)
New clients
(month average)
600.000 Clientes Clients
212 Lojas
Banco CTT
Banco CTT
Branches
6.000 Novos
Clientes
(p/mês média)
New clients
(month average)
600.000 Clientes Clients
Equipa Team

GESTÃO
DE LIQUIDEZ
E CAPITAL
LIQUIDITY
AND CAPITAL
MANAGEMENT

Com uma visão comum
elevámos a excelência
do serviço e a ambição
de equipa.
With a common vision,
Banco CTT raised
team ambition and
service excellence.

421 Colaboradores
Grupo Banco CTT
Employees at
Banco CTT Group
1.148
Colaboradores
nas Lojas
Banco CTT
Employees at
Banco CTT
Branches
5.133
Agentes
Payshop
em Portugal
Payshop
Agents
in Portugal
Agentes Payshop em Portugal
8.678
Horas de formação
dos colaboradores
Grupo Banco CTT
Training hours of
Banco CTT
Group employees
421
Colaboradores
Grupo Banco CTT
Employees at
Banco CTT Group
Colaboradores
nas Lojas
Banco CTT
Employees at
Banco CTT
Branches
1.148
Agentes
Payshop
em Portugal
Payshop
Agents
in Portugal
Agentes Payshop em Portugal
5.133
Horas de formação
dos colaboradores
Grupo Banco CTT
Training hours of
Banco CTT
Group employees
8.678
Resultados Online

SISTEMA
DE CONTROLO
INTERNO
INTERNAL
CONTROL
SYSTEM

Com transparência
e fiabilidade elevámos
a confiança que os números
nos trazem.
With transparency and reliability,
Banco CTT raised confidence
and solid performance.

1.688.465 Milhares
de euros
em depósitos
Thousand
of euros
in deposits
525.084 Milhares de euros
concedidos em
Crédito Habitação
Thousand of euros
granted in
Mortgage Loans
517.431 Contas
Banco CTT
Banco CTT
Accounts
1.688.465 Milhares
de euros
em depósitos
Thousand
of euros
in deposits
525.084 Milhares de euros
concedidos em
Crédito Habitação
Thousand of euros
granted in
Mortgage Loans
517.431 Contas
Banco CTT
Banco CTT
Accounts
Online Results

GESTÃO
DO RISCO
RISK
MANAGEMENT

Com novas soluções digitais
elevámos a acessibilidade
e a interação.
With new digital solutions,
Banco CTT raised convenience
and quality of interaction

86%
Depósitos
a prazo
constituídos
online
Online
deposits
45%
Clientes
ativos nos
canais digitais
Active clients
on digital
channels
86%
Depósitos
a prazo
constituídos
online
Online
deposits
45%
Clientes
ativos nos
canais digitais
Active clients
on digital
channels
Reconhecimento Awards

INFORMAÇÃO
COMPLEMENTAR
SUPPLEMENTARY
INFORMATION

Com relevância
e clareza elevámos
o nosso reconhecimento.
With relevance
and clarity,
Banco CTT
raised recognition

Prémio
ECSI 2020
ECSI
Award 2020

Prémio ECSI 2020

Prémios
Escolha Acertada Deco Proteste
Deco Proteste
Right Choice

Prémio Escolha Acertada Deco Proteste

Prémio Cinco Estrelas 2020,
na categoria Crédito Habitação
Five Stars 2020 Award,
in the Mortgage Lending category

Prémio Cinco Estrelas
Os prémios são da exclusiva responsabilidade da entidade que os atribuiu. The awards responsability is exclusive from the entity that assigned it.
Continuar
a elevar
o futuro
é o que nos
move.
Keep raising
high the future
is what
moves us.