As vantagens de pedir um Crédito Consolidado

28 de Setembro de 2022

A subida generalizada do custo de vida está a criar uma grande pressão no orçamento das famílias. Para travar o aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços, o BCE decidiu subir as taxas de juro diretoras, na expectativa de, a médio prazo, manter a taxa de inflação nos 2%. Mas, entretanto, esta subida das taxas de juro representa um custo acrescido para quem tem créditos para pagar.

Agora, com taxas de esforço mais elevadas, há que considerar todos os cenários para reduzir despesas e evitar o incumprimento. Para quem tem, por exemplo, vários créditos pessoais, dívidas no cartão de crédito e ainda precise de um montante adicional para uma qualquer necessidade, o Crédito Consolidado pode ser a solução certa a adotar.

Isto porque, ao juntar todos os seus créditos num único crédito passará a pagar uma única prestação mensal em vez de várias, sendo que esta prestação será mais baixa do que o somatório de todas as que tinha até aqui. A consolidação representa uma redução significativa dos encargos e, por conseguinte, maior liquidez mensal.

Crédito consolidado: o que é e como funciona?

O Crédito Consolidado é, no fundo, uma operação de reestruturação da dívida que oferece prazos de amortização mais longos, o que se traduz numa prestação mensal mais baixa. Pode optar por uma consolidação com hipoteca ou apenas agregar os créditos ao consumo e cartões de crédito. Recorde-se que, por serem de prazo mais curto, os créditos pessoais e cartões de crédito são aqueles que têm um peso maior no seu orçamento mensal. Considere, por isso, a hipótese de os juntar para gerir melhor os encargos mensais.

Como funciona a consolidação?

Ao agregar todas as suas mensalidades numa só ficará a pagar um único crédito a uma única entidade numa única data de pagamento, poupando em comissões e nas taxas de juro (sobretudo se tiver vários cartões de crédito).

Na prática, ao pedir Crédito Consolidado a uma determinada instituição, esta pagará o montante em dívida às várias instituições financeiras onde tem créditos, permitindo-lhe depois pagar este montante (com juros) numa mensalidade mais pequena durante um prazo mais dilatado.

Tenha apenas em atenção que embora o alargamento do prazo de pagamento do crédito seja vantajoso, o encargo também dura mais tempo, tal como o pagamento dos juros. Ou seja, se por um lado terá uma folga financeira mensal significativa, por outro o valor total do crédito poderá ser superior àquele que pediu inicialmente.

Ao pedir Crédito Consolidado, tenha o cuidado de o fazer junto de Bancos, entidades privadas ou intermediárias de crédito que estejam registadas no Banco de Portugal, de forma a evitar ser vítima de fraude.

As vantagens do Crédito Consolidado do Banco CTT

O Crédito Consolidado do Banco CTT oferece a possibilidade de juntar os seus créditos pessoais, automóvel (exclui Alugueres ou Leasing) e cartão de crédito numa só prestação, usufruindo das seguintes vantagens:

  • Reembolso de 12 a 84 meses;
  • Montantes a partir de 2.500€ até 75.000€;
  • TAEG desde 11,1% até 12,9%;
  • Mensalidade única: maior facilidade em gerir as despesas mensais;
  • Taxa única: taxa fixa e competitiva até ao final do contrato;
  • Prazo de reembolso único: facilidade na gestão do orçamento a longo prazo.

O Crédito Consolidado do Banco CTT oferece ainda a possibilidade de adicionar um montante extra para um novo projeto com menor impacto no orçamento mensal.

Peça o seu Crédito Consolidado numa Loja Banco CTT ou para saber mais contacte a Linha de Apoio Banco CTT através do 212 697 144 (chamada rede fixa nacional).