Antecipar o ordenado: como dar resposta ao inesperado

19 de Outubro de 2022

Ter um plafond extra para fazer face a uma despesa inesperada ou para gerir o orçamento familiar em meses de maior aperto financeiro é uma das principais vantagens de ter uma conta ordenado. Este produto financeiro é a solução de facilidade de descoberto, ou seja, uma linha de crédito a que o cliente pode aceder se efetuar a sua domiciliação de rendimentos (ordenado ou pensão) numa conta à ordem e cujo montante pode atingir até 100% do valor total do seu ordenado ou pensão.

Domiciliar ordenado é estar preparado para imprevistos

Num cenário de aumento de custo de vida, é cada vez mais difícil acomodar os gastos aos ganhos. E basta uma avaria no carro, num eletrodoméstico ou uma despesa de saúde inesperada para rapidamente perder o controlo do orçamento familiar. Ter o ordenado domiciliado é a condição para ter acesso a uma linha de crédito simples para estas necessidades pontuais, sem ter, por exemplo, de recorrer às suas poupanças.

Mas como funciona essa linha de crédito? Vamos supor que recebe 1.200€ por mês. Ao aderir a uma conta ordenado, a instituição bancária poderá disponibilizar, em função de uma análise de solvabilidade, até 1.200€, que ficam imediatamente disponíveis para o que precisar. Se fizer uso desse plafond, qualquer montante creditado na sua conta à ordem será, logo que disponível, automaticamente afeto ao reembolso do capital utilizado ao abrigo da facilidade de descoberto, juntamente com os juros sobre o valor antecipado que varia entre bancos.

Quais as vantagens da domiciliação de ordenado?

Além da possibilidade de acesso à facilidade de descoberto, que antecipa mensalmente uma parte ou a totalidade do seu ordenado, há instituições bancárias que oferecem isenção dos custos de manutenção de conta ou mesmo bonificações no spread do crédito habitação, por exemplo. Por isso, vale a pena analisar bem a oferta de mercado.

Lembre-se que, do ponto de vista financeiro, a domiciliação de ordenado pode ser um instrumento bastante útil para gerir as finanças pessoais, mas também implica uma utilização responsável do descoberto.

Ordenado Pronto Banco CTT: descomplica o fim do mês

Atento ao contexto e, sobretudo, às necessidades dos clientes bancários, o Banco CTT lançou este novo produto que está disponível para os clientes Banco CTT com domiciliação de ordenado ou pensão. Qualquer cliente pode domiciliar o seu ordenado numa conta Banco CTT, basta que a sua entidade patronal transfira o salário para uma conta Banco CTT. Considera-se domiciliação de ordenado uma transferência eletrónica interbancária do tipo 8 e 11, com código SALA e PENS para pagamento de ordenado e pensões, respetivamente.

O Ordenado Pronto Banco CTT antecipa até 100% do valor do ordenado até ao máximo de 4.000 euros e não tem custos de adesão nem comissões, sendo que só paga juros se utilizar a conta a descoberto.

Como transferir o seu ordenado para o Banco CTT?

É simples, basta aderir ao Ordenado Pronto Banco CTT na App BCTT ou numa Loja Banco CTT, preencher o nosso formulário de domiciliação de ordenado e entregar na sua entidade empregadora.

Caso pretenda domiciliar a sua pensão, venha falar connosco.