Como reduzir a pegada ecológica?

Analisar a pegada ecológica permite-nos perceber o impacto do nosso estilo de vida no planeta e o que podemos fazer para melhorar. Veja alguns passos simples que pode adotar no seu dia a dia.

1. Calcule a pegada ecológica

Para o fazer basta utilizar a Calculadora da Pegada Ecológica desenvolvida pela Global Footprint Network e depois de responder a algumas perguntas, esta indica qual a sua pegada ecológica e apresenta algumas dicas para reduzir o seu impacto ambiental.

 2. Ande mais a pé ou de transportes públicos

Sempre que puder ande a pé, de bicicleta ou de trotinete. Quando precisar de percorrer distâncias em que estas propostas não são opção, opte pela rede de transportes públicos ou partilhe carro.

 3. Recuse, Reduza e Recicle

Evite os plásticos de utilização única, sejam sacos, palhinhas, talheres, etc. Aposte em opções reutilizáveis e biodegradáveis. Se tiver de adquirir plásticos de utilização única opte por reutilizá-los ao máximo. Quando isso acontecer, recicle-os nos ecopontos indicados.

 4. Poupe água

Sabia que até 2040, pode faltar água para as atividades mais básicas? Seja no banho, a lavar os dentes ou a loiça, sempre que possível feche a torneira e reaproveite a água que utiliza em sua casa, como por exemplo água da cozedura da massa e legumes. Opte por duches rápidos, reutilize a água de chuva para regar as plantas e utilize apenas as máquinas da roupa e loiça quando estiverem cheias.

 5. Reduza o seu consumo energético

Sempre que não estiver a precisar, desligue as luzes e os equipamentos elétricos da tomada.

Opte por lâmpadas LED E pondere também a substituição dos eletrodomésticos mais antigos por versões atualizadas e consequentemente, mais sustentáveis.

 6. Não desperdice comida

Antes de ir às compras faça um planeamento semanal das suas refeições, desta forma, compra apenas o necessário e evita o desperdício. Opte também por produtos com a validade mais alargada de forma a que não se estraguem tão rápido.

Evite ir às compras com fome, pois assim é mais provável que compre o que não precisa. Em casa, não deite fora os restos de comida, conserve e tente fazer novos pratos.