Poupar é investir no seu Futuro

As boas práticas de gestão financeira dizem que se deve destinar uma parte dos rendimentos à poupança. Porém, para além de aprender a poupar, também é necessário aprender a investir, dado que ter o dinheiro parado dificilmente lhe trará qualquer benefício - sobretudo num momento em que a taxa de inflação é superior à taxa de juro da maior parte dos depósitos a prazo (cujas taxas de retorno andam próximas de 0%).

As mesmas boas práticas também sugerem que quanto mais cedo se começar a poupar para a reforma, melhor. Isto porque, além de aumentar a probabilidade de se acumular mais capital, a poupança também se torna mais eficiente por força da capitalização. Começar a preparar um plano reforma o mais cedo possível também pode permitir assumir riscos maiores em termos de investimento, o que pode significar um maior retorno.

O tempo é de facto um bom aliado da poupança, mas investir no futuro implica adotar as estratégias ou os planos de poupança certos para reduzir os custos da poupança, ou melhor, para rentabilizar ainda mais o “pé de meia”.

Planos Poupança Reforma: instrumentos vocacionados para investir no futuro

Os Planos de Poupança-Reforma (PPR) são instrumentos financeiros especialmente vocacionados para investir as suas poupanças. Funcionam como contas poupança, nas quais pode depositar o seu dinheiro a troco de taxas de juro interessantes, evitando, deste modo, a desvalorização das economias.

No entanto, a maior ou menor rentabilidade de um PPR estará sempre dependente do seu perfil de investidor. Isto é, se quer fazer crescer as suas poupanças e está disposto a assumir um risco moderado, o nosso conselho é que invista em Unit Linked, contratos de seguro ligados a fundos de investimento.

Não oferecem garantia nem retorno de capital, porém, e em compensação, quem investe neste produto pode obter um ganho potencial muito mais elevado para compensar o risco.

O PPR Mais Banco CTT

O PPR Mais Banco CTT é um exemplo de um seguro vida ligado a fundos de investimento. São contratos de seguro, do ramo Vida, cujo saldo da Apólice se expressa através de unidades de conta, representativas das unidades de participação (UP) de um ou vários fundos de investimento associados a esse contrato de seguro. A rendibilidade dos Unit Linked está, por isso, dependente da evolução do valor da UP.

Os ativos financeiros subjacentes que compõem o Unit Linked e que devem estar devidamente destacados na documentação contratual da seguradora, são variados, pelo que permitem a exposição a diferentes tipos de risco.

O investimento reforma num seguro financeiro Unit Linked envolve investir em ativos financeiros como ações e obrigações ou, por exemplo, matérias-primas como o ouro ou o petróleo.

  • Retorno líquido esperado a 1 ano com base no Cenário de Desempenho Moderado;
  • Sem encargos de resgate de PPR para investimentos superiores a 6 meses;
  • Subscrição e entregas suplementares a partir de 250€;
  • Entregas programadas a partir de 50€ por mês para reforçar e fazer crescer a sua poupança;
  • Benefícios fiscais no ano da subscrição e aquando das entregas suplementares, com condições favoráveis na tributação de rendimentos de acordo com a legislação em vigor.

O PPR Mais Banco CTT é um Unit Linked que está em comercialização contínua no Banco CTT. Por isso, se quer rentabilizar mais o seu dinheiro, venha ao seu Banco de confiança e fale connosco.