A Diretiva Europeia de Pagamentos (PSD2)

A Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2) define um conjunto de requisitos de segurança na proteção dos dados financeiros dos Clientes na utilização da banca eletrónica, em especial, na execução das operações de pagamento e no acesso a informação sensível.

O Banco CTT Market é uma plataforma própria com várias entidades, que disponibiliza um interface dedicado aos Prestadores de Serviços de Pagamentos, incluindo todas as APIs (Interface de Programação de Aplicações) da DSP2 (2ª Diretiva de Serviços de Pagamento), como Serviços de Informação sobre Contas, Confirmação da Disponibilidade de Fundos e Iniciação de Pagamentos.

Com a entrada em vigor da Diretiva relativa aos serviços de pagamento no mercado interno ou “PSD2”, as regras de autenticação e utilização nos canais digitais (Homebanking e App) do Banco CTT, têm vindo a sofrer algumas alterações.

Quais as mudanças registadas no Homebanking?

Passou a ser necessário introduzir o código enviado através de SMS para o seu telemóvel, nas seguintes operações:

  • Login no primeiro acesso;
  • Sempre que tenham decorrido mais de 180 dias desde o último acesso com envio de SMS.

E na App?

Tudo fica igual. O Banco CTT tem implementados mecanismos de segurança que permitem validar que todas as operações são efetuadas a partir da App do cliente.

Para a utilização dos canais digitais do Banco CTT, deverá manter o seu nº de telemóvel atualizado.  Caso necessite de o alterar, poderá fazê-lo através dos Canais Digitais ou visite-nos numa Loja Banco CTT.

No âmbito da Diretiva da PSD2, o Banco CTT publica, trimestralmente, informação que permite PISP, AISP CBPII e utilizadores de serviços de pagamento compararem o desempenho e a disponibilidade da interface dedicada com a disponibilidade e o desempenho de cada uma das interfaces disponibilizadas pelo ASPSP.

Consulte as Estatísticas

E se for um TPP?

Caso deseje integrar a solução de PSD2 do Banco CTT, por favor envie email para openbanking.onboarding@bancoctt.pt.