Como ter uma alimentação sustentável?

Uma alimentação sustentável protege e respeita o nosso planeta. Quando a escolhemos, estamos a conservar o meio ambiente e a garantir um futuro melhor às gerações vindouras. Veja tudo o que pode fazer neste campo.

1. Evite o uso de produtos embalados

Muitos dos produtos que consumimos diariamente vêm embalados em plástico e papel, o que contribui para o aumento da produção de resíduos e também da poluição.

2. Compre a granel

Esta opção é mais económica e consciente. E tem também a vantagem de lhe permitir comprar as quantidades certas para o que precisa, fazendo assim um favor ao ambiente.

Atualmente já existem mercearias onde podemos comprar tudo a granel, desde detergente para a roupa a massa.

 3. Crie uma horta em casa

Se tem espaço livre em sua casa pode fazer uma mini horta. O espaço não necessita de ser muito grande e assim pode ter legumes e temperos sempre frescos ao seu dispor.

Saiba mais em Como ter uma horta em casa.

 4. Use 100% dos alimentos

Sempre que possível utilize os alimentos por completo, desde a casca até aos pedaços que sobram. Procure receitas que utilizem os restos que não usou, como bolos, sopas, massas e assim minimiza o desperdício de comida.

 5. Valorize produtos regionais e da estação

Os produtos regionais estimulam o comércio local e têm menos impacto no ambiente.

Já os produtos da estação requerem menos água para crescer e se manterem frescos, por isso, tente sempre optar por estes alimentos.

 6. Pondere uma dieta flexitariana ou vegetariana

Para reduzir o impacto no nosso planeta é importante diminuir o consumo de produtos de origem animal, optando assim por uma dieta flexitariana, que consiste no aumento do consumo de vegetais, reduzindo simultaneamente a ingestão de carne.

 Se já está preparado para cortar por completo com a carne da sua alimentação deve ponderar o vegetarianismo. Ao tomar esta decisão consulte um nutricionista para fazer uma transição de forma equilibrada e saudável.