IVAucher

ivaucher_ctt

Faça compras com os cartões do Banco CTT, de débito e crédito e:

  • receba até 50% de reembolso do valor da compra efetuada em restauração, alojamento e cultura, na conta associada ao cartão, no prazo de dois dias úteis, até 31 de dezembro de 2021;

  • aproveite o AUTOvoucher que lhe dá um desconto de 10 cêntimos por litro em combustível (num total de 50 litros/mês), entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022.

O que é o programa IVAucher?

O IVAucher é um programa do Governo, com caráter temporário, que foi criado com o objetivo de dinamizar o consumo em setores fortemente afetados pela pandemia. O Programa permite aos consumidores acumular 100% do IVA suportado nos setores do Alojamento, Cultura e Restauração, e descontá-lo posteriormente como forma de benefício em qualquer um destes três setores.

Como funciona o programa IVAucher?

O programa é composto por duas fases:

Na primeira fase de Acumulação, entre 1 de junho e 31 de agosto de 2021, os consumidores podem acumular a totalidade do IVA suportado nas compras efetuadas em estabelecimentos elegíveis dos setores do alojamento, cultura e restauração. Para tal, basta pedirem fatura com o seu Número de Identificação Fiscal (NIF);

Na segunda fase, de Utilização: entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2021, os consumidores podem descontar o saldo IVAucher acumulado (e apurado durante o mês de setembro de 2021), em qualquer um dos três setores abrangidos, até ao limite de 50% por compra.

Como posso aderir ao IVAucher?

Para usufruir do benefício do programa IVAucher, o consumidor deve aderir na plataforma www.ivaucher.pt, registando o seu NIF, nome, email e número de telemóvel, até ao dia 28 de dezembro de 2021. Após o registo, o prazo para utilizar o saldo IVAucher é 31 de dezembro de 2021.

Adira aqui

Quais os comerciantes aderentes ao programa IVAucher?

Todos os comerciantes com um código CAE principal abrangido pelo IVAucher têm condições para disponibilizar os descontos, mas a utilização do saldo em cada um dos estabelecimentos depende da adesão ao programa por parte do respetivo estabelecimento. Os estabelecimentos aderentes deverão identificar-se, de forma visível e, preferencialmente, na respetiva entrada com o selo IVAucher.

Como será feito o reembolso do saldo IVAucher?

Para utilizar o saldo IVAucher basta fazer um pagamento com um dos cartões de débito ou crédito do Banco CTT num comerciante aderente ao programa IVAucher. O pagamento é feito a 100% do valor no ato da compra e, posteriormente, na existência de saldo IVAucher para esse efeito, receberá até 50% do valor da compra na conta associada ao cartão,?até dois dias úteis depois do mesmo ter sido efetuado.

Como pode ser consultado o saldo IVAucher e as transações efetuadas no âmbito do programa?

O saldo IVAucher do consumidor, bem como as respetivas transações, poderão ser consultadas no menu Transações da palataforma IVAucher. Em caso de dúvida sobre o processamento do reembolso, o consumidor deverá consultar o estado das suas transações.

Como pode o consumidor esclarecer dúvidas com a entidade gestora da plataforma IVAucher?

Para o esclarecimento de questões relacionadas com as transações no âmbito do programa IVAucher, o consumidor poderá usar o formulário para o efeito na sua área pessoal da plataforma.

AUTOvoucher

O que é o AUTOvoucher?

Face ao aumento do preço dos combustíveis e ao seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro (AUTOvoucher), aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis que corresponde a um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível (num total de 50 litros/mês) entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022.

Como funciona o AUTOvoucher?

O apoio aos consumidores é realizado sob forma de reembolso direto na conta bancária associada ao cartão utilizado no pagamento, no prazo de 2 dias úteis.

O que tem de fazer o consumidor para receber o AUTOvoucher?

O consumidor deve registar-se na plataforma IVAucher indicando o seu NIF. Deste modo ficam automaticamente associados os cartões bancários nacionais de que é titular. O processo de registo respeita todas as proteções de dados pessoais e demora menos de 1 minuto. Os consumidores que se registaram na plataforma IVAucher até dia 1 de novembro, estão automaticamente elegíveis para usufruir do AUTOvoucher.

O que acontece se não utilizar o AUTOvoucher num determinado mês?

O valor não utilizado num determinado mês transita para os meses seguintes, podendo ser utilizado no futuro.

Como saber quais são os postos de combustíveis onde posso utilizar o AUTOvoucher?

A lista de postos aderentes está disponível no site IVAucher. Adicionalmente, cada posto de combustível terá afixado em local visível um selo indicando que se encontra no AUTOvoucher.